sexta-feira, 29 de abril de 2011

Banda Dz9

Oi galera, entrevistei a banda curitibana Dz9, os garotos são muito feras, muito divertidos.. gosto do som deles e para quem quiser conferir é só acessar o http://www.myspace.com/dz9rock
Bem, a banda tem como integrantes o Wagner (vocal), Kaio (Guitarra base), Léo (Baterista), e os irmãos Higor (Guitarra solo) e Hiago (Baixista).. o vocalista não pode participar da entrevista mas, os meninos representaram ele legal!


  • Porque montar uma banda? O que é ter uma banda pra vocês?

Hiago: Bom, desde criança eu sonho em ter uma banda, não necessariamente famosa, então pra mim é realizar um sonho. Fora que é muito bom você ver uma música da sua banda pronta.
Kaio: Eu sonho em ter uma banda e ser famoso.. [risos]
Ouvir pessoas dizendo que já viveram as historias que contamos nas músicas.
Léo: Ter uma banda é uma experiência muito legal, leva as pessoas a aprenderem instrumentos, e junta conhecimentos de todos os integrantes e bem, quem toca um instrumento e já tocou com outras pessoas sabe como é muito mais legal.
Higor: Eu, na verdade, comecei com a ideia de banda depois que vi o Kaio tocar a primeira vez no colégio, foi ai que me interessei em aprender, pra mim a intenção de ter uma banda não é a fama nem nada do tipo, óbvio que seria muito bom, mas a questão é que é ótimo ver um trabalho seu pronto e mais importante um trabalho com o qual você se identifica, "trabalho" entre aspas porque acho que pra todos é mais uma questão de gosto mesmo, acho que ninguém encara isso como um trabalho.

  • E o nome da banda? Surgiu como?

Kaio: Então, antes o nome da banda era Lóthus! mas surgiu uma outra banda com esse nome e até pegaram nossa logo e etc.. [risos] Então marcamos pra decidir o novo nome da banda, estávamos no Shopping Mueller e fomos para a praça 19 em frente ao local, por fim notamos que era dia 19 e já eram 19 hrs, foi então que eu tive a ideia de escrever 19 de uma maneira diferente (DZ9).
Léo: Bom, tem essa história, mas pra mim tem um significado a mais; Tem um livro: a Torre Negra onde tudo no livro é 19, então o nome caiu como uma luva [risos]
Kaio: ...e o nome do Léo tem 19 letras!

  • Quais são as influências? Começaram como banda cover de algum grupo? Qual?

Kaio: Antes do Wagner entrar agente fazia Pitty Cover porque nossa ex-vocal tem a voz idêntica da Pitty, então nós sempre tocávamos em shows fazendo cover dela.
Higor: Então, acho que a primeira banda de rock que eu escutei foi Bon Jovi, seguido de Aerosmith, tudo por influência do meu pai, e acabei gostando bastante de músicas desse estilo.
Léo: Bom, como baterista é Avenged Sevenfold, eu aprendi a gostar de bateria por causa dos caras, mas o estilo da banda é mais tipo Three Days Grace, Fall Out Boy, até CW7 agente pega umas ideias.
Hiago: Tipo acho que Bon Jovi e Aerosmith mas, depois do filme "Escola de Rock" eu comecei a escuta AC/DC e Ramones.
Kaio: O vocalista gosta bastante de Capital Inicial, Lady Gaga (que fazemos cover) enfim, tem gosto bem variado, gosta muito de POP. E eu gosto de AC/DC, Iron Maiden, Guns'N Roses mas ainda prefiro bandas nacionais como Capital Inicial, Cazuza e uma banda que eu me inspiro bastante é Reação em Cadeia.

  • Vocês têm algum tema fixo, alguma fonte de inspiração recorrente para compor? Como funciona isso?

Kaio: Eu gosto muito das bandas curitibanas Punkake, Trader e sou fã da Cw7; Geralmente sou eu que mais componho, mas cada um coloca um pouco de ideia na música porém, a letra geralmente eu que faço. Nossa primeira música (é a numero 4 do CD) "Dilema" eu fiz com o Higor e ela nunca ficava boa mesmo assim eu sabia que ela tinha um grande potencial [risos] Então insistimos muito nessa música e na minha opinião é a que ficou melhor.


  • Como foi sair da garagem e encarar um palco?

Higor: Olha, o nosso primeiro show, falando especificamente de mim, fiquei muito nervoso, acho que nunca tinha ficado assim na vida, apesar de alguns "errinhos" na hora (o que é normal) e o nervosismo, claro! Na hora que eu desci do palco eu já queria fazer de novo [risos]
Kaio: Nosso primeiro show foi com bandas que curtimos muito e são nossa inspiração.. Cw7 e Punkake, mas banda principal foi Lipstick, apesar de ser nossa primeira vez foi um show grande e em um lugar muito legal
Léo: Bom, os show até é tranquilo da questão do nervosismo, o mais legal mesmo é ver a galera prestando atenção, curtindo a sua música.
Hiago: A melhor parte do show, na minha opinião, é como o Léo falou, quando você vê a galera curtindo a SUA banda.

  • Como chegaram até um estúdio, até a gravação de um CD? Foi difícil?

Higor: Ahhh, com certeza foi o maior passo da banda até hoje, pelo menos eu acho.
Kaio: O CD só saiu por quê conseguimos uma parceria muito boa com a Polizu Records que é uma gravadora muito bacana e que ajudou-nos. E tem duas pessoas que foram essenciais, Ricardo Maranhão da banda Trader e Herman Huthes que nos ajudaram a produzir o CD e nos deram a maior força.
Higor: E respondendo a outra parte da pergunta, não que tenha sido difícil, mas com certeza foi trabalhoso, como já dissemos, conseguimos com muita ajuda dos amigos. Mas ainda assim foi trabalhoso e muito bom, e ainda vai ser por muito tempo [risos]
Kaio: E daqui um mês nosso CD chega da gráfica, serão somente 100 copias e até Agosto pretendemos lançar o CD com 11 musicas e o videoclipe.

  • Imaginem que, minutos antes de subir ao palco, papeando no balcão de um bar, alguém dissesse que nunca ouviu falar na banda de vocês, e pedisse para que vocês se descrevessem, o que diriam?

Léo: Ah, é uma banda legal, um rock meio POP, tem um pouco de tudo com várias influencias, e bem, cada um fala que é de um jeito, não tem bem como categorizar.

  • Qual o papel da rede na carreira de vocês hoje?

Hiago: Acho que a Internet é o maior e mais fácil meio de comunicação que nós temos hoje em dia e essa facilidade ajuda muito na divulgação, porque a divulgação se torna de graça e de fácil acesso pra pessoas do mundo todo. Daqui do Brasil podemos facilmente mandar nossa música pra alguém do outro lado do mundo com alguns cliques do mouse
Higor: É, nisso a Internet ajuda bastante, mas acontece que na net é fácil alguém falar algo errado ou mesmo falso da banda e se espalhar por tudo quanto é site. E é nesse ponto que temos que tomar cuidado.

  • Como vocês fazem para manter os relacionamentos em um nível mais saudável, sem estresse entre os integrantes?

Hiago: Acho que a gente leva tudo na amizade, procura entender o que está acontecendo com o outro antes de discutir, conversamos bastante antes de tomar alguma decisão importante, e eu e o Higor nos acertamos em casa mesmo [risos]

  • O que vocês estão fazendo para fazer a diferença?

Hiago: Acho que comparado as bandas "famosas" do Brasil de hoje em dia a gente já é bem diferente, muitas bandas agora são coloridas.
Higor: Eu acho que há um diferencial marcante na nossa música também, além de nossa influência do Blues no nosso som porque atualmente, o estilo não está sendo tão reconhecido como antigamente e temos uma pequena influência ou grande do ritmo na nossa música e até mesmo no nosso dia-a-dia.

  • A banda compartilha algum sonho? Um show em um lugar perfeito, uma parceria...

Hiago: Acho que o principal sonho é de ser uma banda famosa.
Léo: É, como toda banda sonha, ser famoso é nosso sonho.

  • É isso ai, gostariam de deixar mais alguma mensagem ao pessoal que lê o Blog?
Banda: Ouçam e divulguem! No geral é isso! Estamos aberto a criticas e queríamos mandar um abraço pra todo mundo que nos apoiou até agora.
Queríamos agradecer a todos que estão acompanhando e nos ajudando a divulgar! Aos que estão fazendo o nosso sonho virar realidade!


Dinheiro é felicidade?


Será mesmo que um depende do outro para existir? Na realidade eu acho que não, imagine quantos não foram os momentos em que você se reuniu com seus amigos e riram juntos, isso sem gastar um centavo, estar perto de quem gostamos de verdade é o que nos faz feliz. Se você é rico e mora sozinho numa casa imensa sem ver a cara de qualquer pessoa acho que não é a pessoa mais feliz do mundo.
Agora imagine que seus amigos, que moram ai perto da sua casa, se reúnem a sombra de uma árvore para colocar o papo em dia, falar besteiras e dar risada.. acho que todos concordaremos que a felicidade só existe quando é compartilhada, ninguém é mais feliz por que tem uma "conta gorda" no banco ou coisa parecida, se você não tem com quem dividir os bons momentos talvez aquela tão sonhada viagem num cruzeiro pelo Pacífico não seja a melhor do mundo.
É certo que nascemos sozinhos e desta mesma forma morreremos, porém em quanto estamos vivos temos que fazer valer a pena cada segundo, rir mundo, ser feliz ao extremo, amar aos outros e a nós mesmos. Assim ficaremos todos em paz.