sexta-feira, 29 de abril de 2011

Banda Dz9

Oi galera, entrevistei a banda curitibana Dz9, os garotos são muito feras, muito divertidos.. gosto do som deles e para quem quiser conferir é só acessar o http://www.myspace.com/dz9rock
Bem, a banda tem como integrantes o Wagner (vocal), Kaio (Guitarra base), Léo (Baterista), e os irmãos Higor (Guitarra solo) e Hiago (Baixista).. o vocalista não pode participar da entrevista mas, os meninos representaram ele legal!


  • Porque montar uma banda? O que é ter uma banda pra vocês?

Hiago: Bom, desde criança eu sonho em ter uma banda, não necessariamente famosa, então pra mim é realizar um sonho. Fora que é muito bom você ver uma música da sua banda pronta.
Kaio: Eu sonho em ter uma banda e ser famoso.. [risos]
Ouvir pessoas dizendo que já viveram as historias que contamos nas músicas.
Léo: Ter uma banda é uma experiência muito legal, leva as pessoas a aprenderem instrumentos, e junta conhecimentos de todos os integrantes e bem, quem toca um instrumento e já tocou com outras pessoas sabe como é muito mais legal.
Higor: Eu, na verdade, comecei com a ideia de banda depois que vi o Kaio tocar a primeira vez no colégio, foi ai que me interessei em aprender, pra mim a intenção de ter uma banda não é a fama nem nada do tipo, óbvio que seria muito bom, mas a questão é que é ótimo ver um trabalho seu pronto e mais importante um trabalho com o qual você se identifica, "trabalho" entre aspas porque acho que pra todos é mais uma questão de gosto mesmo, acho que ninguém encara isso como um trabalho.

  • E o nome da banda? Surgiu como?

Kaio: Então, antes o nome da banda era Lóthus! mas surgiu uma outra banda com esse nome e até pegaram nossa logo e etc.. [risos] Então marcamos pra decidir o novo nome da banda, estávamos no Shopping Mueller e fomos para a praça 19 em frente ao local, por fim notamos que era dia 19 e já eram 19 hrs, foi então que eu tive a ideia de escrever 19 de uma maneira diferente (DZ9).
Léo: Bom, tem essa história, mas pra mim tem um significado a mais; Tem um livro: a Torre Negra onde tudo no livro é 19, então o nome caiu como uma luva [risos]
Kaio: ...e o nome do Léo tem 19 letras!

  • Quais são as influências? Começaram como banda cover de algum grupo? Qual?

Kaio: Antes do Wagner entrar agente fazia Pitty Cover porque nossa ex-vocal tem a voz idêntica da Pitty, então nós sempre tocávamos em shows fazendo cover dela.
Higor: Então, acho que a primeira banda de rock que eu escutei foi Bon Jovi, seguido de Aerosmith, tudo por influência do meu pai, e acabei gostando bastante de músicas desse estilo.
Léo: Bom, como baterista é Avenged Sevenfold, eu aprendi a gostar de bateria por causa dos caras, mas o estilo da banda é mais tipo Three Days Grace, Fall Out Boy, até CW7 agente pega umas ideias.
Hiago: Tipo acho que Bon Jovi e Aerosmith mas, depois do filme "Escola de Rock" eu comecei a escuta AC/DC e Ramones.
Kaio: O vocalista gosta bastante de Capital Inicial, Lady Gaga (que fazemos cover) enfim, tem gosto bem variado, gosta muito de POP. E eu gosto de AC/DC, Iron Maiden, Guns'N Roses mas ainda prefiro bandas nacionais como Capital Inicial, Cazuza e uma banda que eu me inspiro bastante é Reação em Cadeia.

  • Vocês têm algum tema fixo, alguma fonte de inspiração recorrente para compor? Como funciona isso?

Kaio: Eu gosto muito das bandas curitibanas Punkake, Trader e sou fã da Cw7; Geralmente sou eu que mais componho, mas cada um coloca um pouco de ideia na música porém, a letra geralmente eu que faço. Nossa primeira música (é a numero 4 do CD) "Dilema" eu fiz com o Higor e ela nunca ficava boa mesmo assim eu sabia que ela tinha um grande potencial [risos] Então insistimos muito nessa música e na minha opinião é a que ficou melhor.


  • Como foi sair da garagem e encarar um palco?

Higor: Olha, o nosso primeiro show, falando especificamente de mim, fiquei muito nervoso, acho que nunca tinha ficado assim na vida, apesar de alguns "errinhos" na hora (o que é normal) e o nervosismo, claro! Na hora que eu desci do palco eu já queria fazer de novo [risos]
Kaio: Nosso primeiro show foi com bandas que curtimos muito e são nossa inspiração.. Cw7 e Punkake, mas banda principal foi Lipstick, apesar de ser nossa primeira vez foi um show grande e em um lugar muito legal
Léo: Bom, os show até é tranquilo da questão do nervosismo, o mais legal mesmo é ver a galera prestando atenção, curtindo a sua música.
Hiago: A melhor parte do show, na minha opinião, é como o Léo falou, quando você vê a galera curtindo a SUA banda.

  • Como chegaram até um estúdio, até a gravação de um CD? Foi difícil?

Higor: Ahhh, com certeza foi o maior passo da banda até hoje, pelo menos eu acho.
Kaio: O CD só saiu por quê conseguimos uma parceria muito boa com a Polizu Records que é uma gravadora muito bacana e que ajudou-nos. E tem duas pessoas que foram essenciais, Ricardo Maranhão da banda Trader e Herman Huthes que nos ajudaram a produzir o CD e nos deram a maior força.
Higor: E respondendo a outra parte da pergunta, não que tenha sido difícil, mas com certeza foi trabalhoso, como já dissemos, conseguimos com muita ajuda dos amigos. Mas ainda assim foi trabalhoso e muito bom, e ainda vai ser por muito tempo [risos]
Kaio: E daqui um mês nosso CD chega da gráfica, serão somente 100 copias e até Agosto pretendemos lançar o CD com 11 musicas e o videoclipe.

  • Imaginem que, minutos antes de subir ao palco, papeando no balcão de um bar, alguém dissesse que nunca ouviu falar na banda de vocês, e pedisse para que vocês se descrevessem, o que diriam?

Léo: Ah, é uma banda legal, um rock meio POP, tem um pouco de tudo com várias influencias, e bem, cada um fala que é de um jeito, não tem bem como categorizar.

  • Qual o papel da rede na carreira de vocês hoje?

Hiago: Acho que a Internet é o maior e mais fácil meio de comunicação que nós temos hoje em dia e essa facilidade ajuda muito na divulgação, porque a divulgação se torna de graça e de fácil acesso pra pessoas do mundo todo. Daqui do Brasil podemos facilmente mandar nossa música pra alguém do outro lado do mundo com alguns cliques do mouse
Higor: É, nisso a Internet ajuda bastante, mas acontece que na net é fácil alguém falar algo errado ou mesmo falso da banda e se espalhar por tudo quanto é site. E é nesse ponto que temos que tomar cuidado.

  • Como vocês fazem para manter os relacionamentos em um nível mais saudável, sem estresse entre os integrantes?

Hiago: Acho que a gente leva tudo na amizade, procura entender o que está acontecendo com o outro antes de discutir, conversamos bastante antes de tomar alguma decisão importante, e eu e o Higor nos acertamos em casa mesmo [risos]

  • O que vocês estão fazendo para fazer a diferença?

Hiago: Acho que comparado as bandas "famosas" do Brasil de hoje em dia a gente já é bem diferente, muitas bandas agora são coloridas.
Higor: Eu acho que há um diferencial marcante na nossa música também, além de nossa influência do Blues no nosso som porque atualmente, o estilo não está sendo tão reconhecido como antigamente e temos uma pequena influência ou grande do ritmo na nossa música e até mesmo no nosso dia-a-dia.

  • A banda compartilha algum sonho? Um show em um lugar perfeito, uma parceria...

Hiago: Acho que o principal sonho é de ser uma banda famosa.
Léo: É, como toda banda sonha, ser famoso é nosso sonho.

  • É isso ai, gostariam de deixar mais alguma mensagem ao pessoal que lê o Blog?
Banda: Ouçam e divulguem! No geral é isso! Estamos aberto a criticas e queríamos mandar um abraço pra todo mundo que nos apoiou até agora.
Queríamos agradecer a todos que estão acompanhando e nos ajudando a divulgar! Aos que estão fazendo o nosso sonho virar realidade!


Um comentário: